sexta-feira, 11 de abril de 2014

Teatro Santa Isabel

Teatro Santa Isabel


Dezoito de maio de 1850: a então província de Pernambuco entra numa nova fase de sua vida cultural, com a inauguração do Teatro de Santa Isabel após dez anos de obras. Onze de novembro de 2002: o Teatro de Santa Isabel reabre suas portas depois de sete anos de reformas, voltando a ser referência e opção de espaço para grandes espetáculos.


História do Teatro

Um dos 14 teatros-monumento do país, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1949, o Teatro de Santa Isabel representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco. Sua história tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares. Foi durante muito tempo o palco do Recife, em todos os aspectos: políticos, sociais e culturais.




Nome dado

Nome - Às vésperas de sua inauguração, o Teatro de Pernambuco, como até então era chamado, passa a se chamar Teatro de Santa Isabel. Foi o nome com que, antes de deixar o cargo no final de 1849, o presidente da Província, Honório Hermeto Carneiro Leão, pretendeu homenagear a Princesa Isabel. 

Esquema do teatro









Nenhum comentário:

Postar um comentário